segunda-feira, 28 de maio de 2012

Uma palavra sobre "adequação" de currículo: "adaptação" em era de inclusão ?


" O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico. "
De: "Todas as crianças são bem-vindas à escola", de Maria Tereza Egler Montoan




Quando o termo 'adequar' é usado na descrição do blog, ele deve ser entendido como a      necessidade de o professor se preparar para uma aula 'para todos', mesmo aqueles que se utilizam de material preparado e fornecido pelo governo.
O educador deve compreender que em casos como nas apostilas quando se sugere a apreciação de uma música, essa aula deve ser preparada levando-se em conta a sala de aula inclusiva, neste caso com alunos surdos.
O aluno surdo deve ser compreendido como aprendiz com potencial de qualquer outro aluno e precisa ter também uma atenção diferenciada, quanto a forma como ele aprende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário